Está enfrentando dificuldades de rede em sua máquina, e não sabe como diagnosticar? Neste artigo, saiba como instalar e utilizar o MTR.
O MTR é uma ferramenta que serve para analisar/diagnosticar problemas de rede (alta latência, perda de pacotes, conectividade a um host específico, entre outros). A ferramenta combina as características de ping e tracert, e durante sua utilização, você terá uma lista de “saltos” que um pacote de informações percorreu, entre seu computador e um host/endereço específico.
Para darmos início a uma análise completa, deverá realizar testes MTR a partir dos locais onde realizou os testes anteriormente e não obteve acesso.
Após o seu retorno com as informações solicitadas, iremos analisar para melhor respondê-lo. Rode o teste durante 15 minutos.
MTR (DOWNLOAD OFICIAL)
Um repentino aumento na quantidade de pacotes perdidos ou no tempo de resposta é um indicador de que há um link ruim ou apenas sobrecarregado na rota. O MTR trabalha enviando pacotes ICMP e incrementa o valor do TTL até encontrar uma rota entre a fonte (onde ele é executado) e o destino.
Ao combinar o uso do ping com o traceroute, se torna uma ferramenta poderosa para diagnosticar a sua rede.
1. Digite no campo HOST (1) o nome do domínio ou IP. Após a inserção, clique no botão START(2).
2. Descomplicando o resultado.
LOSS%: Esta coluna mostra qual a porcentagem de perda em determinado salto.
SENT: Esta coluna mostra quantos pacotes foram enviados.
RECV: Esta coluna mostra quantos pacotes foram recebidos.
BEST: Esta coluna mostra o melhor tempo em determinado salto.
AVRG: Esta coluna mostra a média de tempo entre os saltos.
WORST: Esta coluna mostra o pior tempo em determinado salto
LAST: Esta coluna mostra o tempo obtido para o último pacote.
STDEV - Esta coluna mostra a média de tempo entre saltos.
Rode o teste durante 15 minutos e encaminhe ao suporte do host e do seu provedor, o relatório completo para uma análise.